Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Falha geológica encontrada sob o Monte Fuji e consequências com terremoto magnitude 7


Divulgando Yahoo notícias

11 de maio de 2012

Partes do Monte Fuji podem 

desmoronar se falha se deslocar

Partes do Monte Fuji, símbolo nacional e uma das principais atrações turísticas do Japão, poderiam desmoronar se uma falha recém-descoberta debaixo da montanha se deslocar, alertou um relatório encomendado pelo governo japonês.
Um estudo, feito por sismologistas durante três anos, descobriu uma falha ativa até então desconhecida debaixo da montanha, que fica 100 km a oeste de Tóquio.
"É possível que (partes) da montanha possam ruir com deslizamentos de terra na direção de Gotemba", cidade situada entre a montanha e o Pacífico, afirmou Yasuhiro Yoshida, diretor de pesquisas sismológicas do Ministério da Ciência.
Uma equipe de cientistas, liderada por acadêmicos da Universidade de Tóquio, disparou ondas sísmicas simuladas na montanha, que revelaram uma falha que teoricamente seria capaz de produzir um terremoto de magnitude até 7.
A equipe disse acreditar que a falha se moveu alguma vez no passado no último milhão de anos, embora não tenha ficado claro quando isto ocorreu.
Yoshida explicou que a geografia local mostrou que o Monte Fuji sofreu importantes deslizamentos cerca de 3.000 anos atrás, porém ressaltou que mais estudos são necessários para determinar como a falha poderia afetar uma atividade vulcânica em potencial e vice-versa.
A área em torno da montanha, um cone vulcânico quase perfeito que é muito admirado por sua beleza, é conhecida pelos terremotos frequentes e pelas numerosas falhas.
O país está em alerta para possíveis tremores e outros desastres naturais desde o terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami de 11 de março de 2011, que matou 19 mil pessoas e provocou uma emergência nuclear em Fukushima.
Segundo a agência ANN de notícias, um grupo de pesquisadores sobre terremotos da Universidade de Tóquio, depois de 3 anos de estudo, divulgou dia 10 de Maio de 2012 que o Monte Fuji está sob uma falha ativa que poderá desencadear tremores de magnitude superior a 7 graus.
A falha de 30 km de extensão com profundidade de 10 a 40km, se localizaria entre as cidades de Koyama e Gotemba, em Shizuoka. No caso desta falha se movimentar poderá desencadear um grande terremoto.
Um abalo de forte intensidade poderia provocar grandes deslizamentos, mudar o formato da montanha e devastar cidades nas proximidades do Monte Fuji.
O abalo sísmico pode ser provocado onde há pontos de irregulares em decorrência do movimento das placas tectônicas.
Segundo os geólogos, nosso planeta é formado por placas tectônicas, uma espécie de quebra cabeça onde as enormes placas de rochas que se unem, formando o solo.
A terra tem sete placas tectônicas principais, são reconhecidas 52 placas tectônicas, 14 principais e 38 menores.
As placas se movimentam interagindo entre si, podendo se afastar ou se aproximar umas das outras, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Falhas tectônicas ocorrem quando há irregularidades na formação das placas e formam-se pontos de encontro, esses pontos de encontro se chocam dando origem ao epicentro de um terremoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário