Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conheça as doenças mentais mais comuns


Por autor do Blog:
IMPORTANTE: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis em Dicas de Saúde possuem apenas caráter educativo.
As informações aqui contidas não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico

Prevenção contra suicídios e depressão 

dos brasileiros no Japão!

Quem já não passou por uma situação em que um colega, um amigo ou mesmo um familiar estava atravessando uma fase ruim, um momento de depressão e pensava em suicídio? Alguns até já vivenciaram ou conheceram pessoas que até tentaram o suicídio, ou mesmo que chegaram a se suicidar no Japão…
Os brasileiros que estão no Japão têm como meta melhorar sua qualidade de vida. Mas esse sonho pode se deparar com alguns obstáculos como problemas psicológicos causados pelo excesso de trabalho, como estresse e depressão, falta de adaptação à cultura diferente, saudades da família, falta de lazer e amigos,  que nem sempre são tratados por falta de informação. 
No Japão também ocorrem suicídios de brasileiro e como prevenir? Fazer amigos, conversar com amigos é muito importante!!! Se conhecer alguém com sintomas depressivos indique assistência médica ou os postos de atendimento em português, como o Disque Saúde, o LAL e outras instituições.

Doenças mentais
Algumas ações para ter qualidade de vida
1-Seja otimista
Encare a chance de estar no Japão como uma oportunidade de aprendizado. Essa mudança de ponto de vista é fundamental para quem quer ser bem-sucedido. O otimista consegue superar as dificuldades com mais leveza de espírito e ainda aprende a lição com os obstáculos que aparecem pelo caminho. Quem costuma sentir emoções negativas acaba ficando preso ao sofrimento.
2-Faça amizades
Manter um círculo social de amigos é fundamental para não se isolar. O isolamento, a solidão, é o primeiro passo para a depressão. Quem tem a mente aberta encontra outras pessoas com quem tem afinididade de maneira mais fácil. Ter um ombro amigo sempre ajuda.
3-Namore
Namorar, ter um relacionamento amoroso, faz bem à saúde. Quem passa a temporada no Japão solitário, sem amigos e sem namorar corre sério risco de cair em depressão. Amar e ser amado ajuda a encontrar um caminho mais leve para a vida.
4-Tenha seu tempo de lazer
É preciso aproveitar o tempo livre para passear, praticar esportes, ler um livro. Divirta-se. Bata uma bola de final de semana com os amigos da fábrica, vá a um parque de diversões, coma em um restaurante novo, por exemplo.
5-Cuide da saúde
A maioria só vai ao médico quando a situação ultrapassa o limite do suportável. Mas quem trabalha em fábrica e realiza movimentos repetitivos precisa fazer acompanhamento médico com freqüência, principalmente quem tem mais de 40 anos. Conheça as necessidade de seu corpo e sua mente.
6-Durma bem
Quem dorme bem, vive mais. O sono é um dos principais ingredientes da longevidade. Mas é preciso ter um sono de qualidade, um sono profundo. Quem faz nikotai são os principais prejudicados, pois dificilmente conseguem ter um ritmo de sono.
7-Alimenta-se com equilíbrio
As últimas pesquisas médicas comprovam que você é aquilo que come. Uma alimentação equilibrada e sem exageros é um caminho importante para manter uma qualidade de vida saudável. Dê preferência para alimentos naturais. Fast food, refrigerantes e enlatados nem pensar.
8-Ajude as pessoas
Demonstrar solidariedade com o próximo e ter bons pensamentos em relação a outras pessoas são duas dicas importantes para quem quer sentir-se bem. Dedique um tempo para desejar o bem às pessoas próximas. Quando puder, participe de atividades voluntárias.
9-Faça exercícios
A vida sedentária é um caminho para que os problemas de saúde apareçam. E quem trabalha em fábrica precisa fazer exercícios de alongamentos para não ter problemas de LER (lesões de esforços repetitivos).
10-Elimine os vícios
Uma dica para quem não consegue largar o vício é reduzir o consumo do cigarro,
da bebida e dos jogos.

Onde procurar ajuda no Japão
Disque Saúde
Serviço de informação e orientação médica e psicológica
Ligações gratuitas das 9h às 17h de segunda a sexta-feira
tel 0120-05-0062 celular  080-4083-1096 linha IP  050-6864-6600 site
Disque SABJA
Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão
Tel geral  03-3401-3893 das 10 às 16hs de segunda a sexta
Tel aconselhamento psicológico e médico: tel  050-6860-4210
LAL Linha de Apoio aos Latinos
Quarta-feira das 10 às 21hs.
Sábado das 12 às 21hs Tel 0120-66-2488 ou  045-336-2488




Nenhum comentário:

Postar um comentário