Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ganhador do Nobel alerta sobre falsas terapias com células-tronco

Divulgação
Veja | 09/10/2012 - 20:07

(Com Agência Reuters)
Congratulações!!!


Prêmio Nobel de Medicina 2012
O cientista japonês Shinya Yamanaka em imagem de setembro de 2008: "Este tipo de prática é um problema enorme, é uma ameaça. Muitas das chamadas terapias com células-tronco estão sendo conduzidas sem nenhum dado usando animais, com checagens pré-clínicas de segurança. Pode ser muito perigoso." (Toshifumi Kitamura/AFP)
Shinya Yamanaka alertou pacientes sobre as terapias com células-tronco não comprovadas oferecidas em clínicas e hospitais em vários países
O ganhador do Nobel de Medicina de 2012 Shinya Yamanaka alertou pacientes, nesta terça-feira, sobre as terapias com células-tronco não comprovadas oferecidas em clínicas e hospitais em vários países, afirmando que são altamente arriscadas.
A internet está repleta de propagandas que prometem curas com células-tronco para qualquer doença — incluindo diabetes, esclerose múltipla, artrite, problemas de vista, Alzheimer, Parkinson e até lesões na coluna vertebral — em países como China, México, índia, Turquia e Rússia.
Yamanaka, que compartilhou o Prêmio Nobel de Medicina anunciado na segunda-feira com John Gurdon, do Instituto Gurdon, de Cambridge, na Grã-Bretanha, pediu precaução.
"Este tipo de prática é um problema enorme, é uma ameaça. Muitas das chamadas terapias com células-tronco estão sendo conduzidas sem nenhum dado usando animais, com checagens pré-clínicas de segurança", disse Yamanaka, da Universidade de Kyoto, no Japão. "Os pacientes devem entender que se não houver dados pré-clínicos sobre a eficiência e segurança do procedimento a que ele ou ela esteja submetido, pode ser muito perigoso", disse o pesquisador.
Leia também
Yamanaka e Gurdon compartilharam o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta de que células adultas podem ser reprogramadas para voltarem a ser células-tronco, as quais, por sua vez, podem se transformar em qualquer tipo de tecido do organismo.
"Espero que pacientes e pessoas leigas entendam que há dois tipos de terapias com células-tronco. Uma é a que estamos tentando estabelecer. É unicamente baseada em dados científicos. Nós temos conduzido trabalhos pré-clínicos, experimentos com animais, como ratos e macacos", afirmou o cientista.
Yamanaka, que chamou as células-tronco que ele criou de "células-tronco pluripotentes induzidas" (iPSCs), espera ver os primeiros testes clínicos em seres humanos em breve. "Há muitas pesquisas promissoras acontecendo", disse.
Saiba mais

CÉLULAS-TRONCO
Também chamadas de células-mãe, as células-tronco podem se transformar em qualquer um dos tipos de células do corpo humano e dar origens a outros tecidos, como ossos, nervos, músculos e sangue. Dada essa versatilidade, elas vêm sendo testadas na regeneração de tecidos e órgãos de pessoas doentes.

CÉLULA-TRONCO PLURIPOTENTE INDUZIDA (iPSC)
Célula adulta especializada que foi reprogramada geneticamente para o estágio de célula-tronco embrionária. Pode se transformar em qualquer tecido do corpo. Elas são obtidas por meio da reprogramação genética de células adultas. Uma célula somática (não envolvida diretamente na reprodução), como a da pele, pode "voltar" a um estágio similar ao de célula-tronco embrionária pela adição de alguns genes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário