Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Japão divulga dados desanimadores para o trimestre

Divulgação
Publicado em 02/11/2012 10:37 | 
ipcdigital.com


Queda da produção industrial faz Instituto de pesquisa alertar para a possibilidade da economia japonesa já estar em recessão

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria informou que o índice de produção industrial caiu 4,2% no trimestre julho-setembro em relação ao trimestre anterior, e espera uma nova diminuição entre outubro e dezembro. O diário econômico qualificou os dados como "desanimadores" e "severos". A atividade manufatureira caiu 4,1% em setembro, pelo terceiro mês consecutivo.

Os setores de transporte e máquinas em geral tiveram queda de 12,6% e 5%, respectivamente, a partir de agosto. Dos 16 setores que o Japão utiliza para medir a taxa de crescimento industrial, 15% registraram queda em setembro. Os fabricantes japoneses estimaram uma queda de 1,5% em outubro, mas um ligeiro aumento de 1,6% em novembro. No entanto, o Ministério japonês sustenta que muitas empresas se mantêm cautelosas sobre o aumento da produção devido ao enfraquecimento da demanda interna.

Analistas japoneses argumentam que as fábricas locais também sofrem devido à desaceleração da economia mundial, o fim dos subsídios governamentais para veículos ecológicos e o impacto sobre os exportadores pela crise territorial com a China.

O Instituto de Pesquisa Dai-Ichi Life disse ao Nikkei que "há uma grande possibilidade de que a economia japonesa já se encontre em recessão e que teria se aproximado do pico há alguns meses".



Nenhum comentário:

Postar um comentário