Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Navios chineses ingressam em águas japonesas pelo terceiro dia consecutivo e Japão apresenta protestos à China a respeito das Ilhas Senkaku

Divulgação
NHK World | Atualizado às 21:17h  
4 de novembro (Hora do Japão)

Quatro navios chineses navegaram domingo por mais de três horas em águas japonesas perto das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.

A Guarda Costeira do Japão informou que as quatro embarcações de vigilância marítima ingressaram uma por uma em águas ao largo da Ilha Uotsuri, vindas do norte entre as 11h40 e o meio-dia. Deixaram a área às 15 horas.

O órgão continua a monitorar o movimento dos navios porque eles permanecem na zona contígua a pouca distância das águas japonesas.

Navios do governo chinês já ingressaram em águas japonesas por três dias consecutivos e 11 vezes a partir de setembro, depois que o governo do Japão adquiriu três das ilhas de uma família japonesa.



Japão apresenta protestos à China a respeito das Ilhas Senkaku
NHK World | Atualizado às 21:17h | 4 de novembro (Hora do Japão)

Um alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão apresentou protestos à China depois que quatro navios chineses ingressaram em águas japonesas perto das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Chikao Kawai, telefonou domingo para o embaixador da China no Japão, Cheng Yonghua.

Kawai disse ser totalmente inaceitável que navios do governo chinês cruzem com frequência a fronteira marítima e ingressem em águas japonesas. Afirmou que os navios devem abandonar as águas imediatamente.

Além disso, declarou que tais atos poderão prejudicar esforços feitos pelos dois países para a criação de um ambiente de diálogo que seja capaz de acalmar a situação.

Em resposta, o embaixador da China teria apenas repetido a alegação do governo de seu país de que as ilhas pertencem à China.



Nenhum comentário:

Postar um comentário