Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

PIB do Japão sofre contração no período de julho a setembro

Divulgação
NHK World News | Atualizado às 21:23, 12 de novembro (Hora do Japão)

Reprodução: NHK World News
A economia do Japão se contraiu no trimestre de julho a setembro, o primeiro índice negativo em três trimestres. A retração da economia mundial ocasionou um forte declínio nas exportações do país.

O Escritório do Gabinete informou que, entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão teve queda de 0,9%, descontada a variação de preços, em relação ao trimestre anterior. Em projeção anual a variação corresponde a uma baixa de 3,5%.

Houve queda de 5% nas exportações japonesas em relação ao trimestre anterior por causa de uma retração da demanda nos Estados Unidos e na China e por causa da crise da dívida pública na Europa.

Esses fatores negativos também causaram uma redução de 3,2% nos investimentos de capital das empresas.

Os últimos números do PIB estão em conformidade com a avaliação feita na semana passada pelo Escritório do Gabinete segundo a qual o Japão provavelmente ingressou em uma fase recessiva.

O primeiro-ministro Yoshihiko Noda declarou segunda-feira à Comissão Orçamentária da Câmara Baixa do Parlamento japonês que a projeção anual de queda de 3,5% no PIB é uma perspectiva econômica sombria.

O premiê disse já ter instruído o seu Gabinete de ministros a definir novas medidas até o fim do mês para fazer frente à economia em contração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário