Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PRESBIOPIA / Vista Cansada

Divulgação
Por autor do Blog:
IMPORTANTE: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis em Dicas de Saúde possuem apenas caráter educativo.
As informações aqui contidas não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.

ABC da Saúde | Novembro de 2012

É como chamamos a diminuição da capacidade do olho de focalizar de perto em função da idade.

Se inicia, na maioria das pessoas, a partir dos 40 anos de idade. Os sintomas iniciais são de cansaço e cefaléia e as pessoas procuram afastar os objetos para ver melhor.

Com o passar do tempo a falta de visão para a leitura fica patente. Nessa fase, conforme cada caso, se prescreverá um óculos só para a leitura ou um óculos que tenha foco para leitura e para a distância. Com o passar da idade aumenta essa dificuldade para perto sendo necessária a mudança de grau com mais freqüência (cada ano e meio em média).

Essas visitas mais freqüentes ao oftalmologista são de grande utilidade para a prevenção de doenças importantes como glaucoma e retinopatias, que acontecem principalmente após os quarenta anos de idade. A dificuldade de ver funciona como lembrete do exame oftalmológico, oportunizando o diagnóstico precoce dessas doenças.

A alternativa ao uso de óculos, para a presbiopia, é o uso de lentes de contato multifocais ou bifocais. Ainda não existe nenhuma cirurgia para corrigir a presbiopia (houve técnicas experimentais, mas não deram os resultados esperados).

Leia também: blefarite, miopia, glaucoma, cataratas, lente de contato, estrabismo, retinopatia, retinoblastoma, emergências oftalmológicas.



Wikipédia a enciclopédia livre
Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.

Na fisiologia normal do olho, para se enxergar de perto, é necessário que o poder refrativo do olho seja aumentado, para que a imagem seja focalizada. A 33 cm, que é a distância normal de leitura, é necessário um aumento de 3 dioptrias para que a imagem seja vista com nitidez. Nós conseguimos fazer isso contraindo pequenos músculos dentro do olho, os músculos ciliares, que modificam o formato do cristalino, aumentando o seu poder dióptrico, processo este chamado de acomodação. A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, o que leva a que os músculos ciliaresnão consigam mais modificar o seu formato, causando falta de focalização para as imagens de perto. Este processo é progressivo, e piora com o aumento da idade, mas normalmente se estabiliza ao redor dos 60 anos.

A correção deste processo é realizada com o uso de lentes corretoras multifocais, bifocais ou pelo uso de óculos para leitura. Existem cirurgias experimentais, que visam aumentar o espaço onde o cristalino se encontra, fazendo com que este volte a ter capacidade de acomodação, mas isso só faz protelar o aparecimento da presbiopia, e não existem estudos a longo prazo, que avaliem as complicações tardias desta cirurgia.

Outra alternativa, natural e sem restrições é através dos exercícios visuais elaborados por Dr.William Horatio Bates e/ou do uso temporário de óculos terapêuticos de PinHole (pequenos furos) que permitem na maioria dos casos, enxergar sem lentes de grau, além de fortalecer a musculatura do sistema ocular e reprogramar as funções cérebro visuais, relaxando a musculatura e devolvendo ao globo ocular o seu formato original. Essa alternativa, contudo, carece de comprovações científicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário