International Press | Publicado em 04/02/2013 13:14
Menos de 10 milhões estavam registrados em dezembro de 2012
![]() |
| Corte de empregos por parte das companhias de produtos eletrônicos é uma das causas da queda no número de trabalhadores na indústria Foto: Reprodução IPC |
O número de trabalhadores na indústria no Japão caiu ao seu nível mais baixo em 51 anos em dezembro do ano passado, informou o governo, segundo a agência Kyodo. A indústria manufatureira empregou 9,98 milhões de pessoas no último mês de 2012, 350 mil a menos que em dezembro de 2011. O número ficou abaixo dos 10 milhões pela primeira vez desde junho de 1961.
O iene forte, o aumento da concorrência global e o corte de empregos por parte das companhias de eletrônicos estão entre as causas da queda. O número de empregados no setor industrial atingiu seu pico em outubro de 1992, quando subiu a 16,03 milhões.
O ministro do Trabalho, Norihisa Tamura, disse que o governo "fará todos os esforços" para impulsionar o emprego através da implementação de um pacote de estímulo no valor de 20 bilhões de ienes, através do qual o governo liderado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe pretende aumentar em dois pontos percentuais o crescimento do PIB e criar pelo menos 600.000 postos de trabalho.
Apesar dos números, alguns sinais recentes indicam que as exportações japonesas podem estar começando a se recuperar, o que fortalecerá o mercado de trabalho no Japão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário