Divulgação
Wikipédia, BBC e National Geographic
O que vem a ser o KOUSA?
Grande quantidade de poeira levantada e carregada por fortes ventos. São comuns em climas desérticos, cujo solo está desprovido da proteção da cobertura vegetal. Em regiões onde o solo está exposto, ventos fortes são capazes de levantar e transportar enorme quantidade de sedimento fino.
Em alguns casos esta nuvem de poeira chega a atingir 1600 metros de altura. Estas tempestades chegam a atingir diversas províncias chinesas, inclusive a capital Pequim, alcançados regiões da Korea e do Japão.
Uma tempestade de poeira ou tempestade de areia é um fenômeno meteorológico comum em zonas áridas e semiáridas. Surgem quando uma frente de rajada ou vento forte sopra outra de areia solta e sujeira de superfície seca. As partículas são transportadas por suspensão, processo que se move de um local do solo e deposita em outro.
![]() |
| Reprodução: web |
As tempestades de areia são comuns em regiões muito secas e que apresentam o solo desprovido de vegetação, como por exemplo, os desertos, a região norte da China e a região das Grandes Planícies nos EUA.
Os desertos chineses agora cobrem um terço do país, em virtude do desflorestamento, da expansão urbana desordenada e das secas. A movimentação de areia tem levado a um aumento agudo das tempestades, sendo que os grãos podem se espalhar por amplas extensões, chegando até mesmo aos Estados Unidos.
Apesar de serem fenômenos naturais, as tempestades de areia podem acontecer com mais freqüência por causa da ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia. Aí, se a região tiver ventos fortes, o lugar torna-se propício para as tempestades.
A intensidade dos ventos pode variar muito de acordo com a região, ocasionando desde o que podemos chamar de levantamento de poeira até tempestades de areia propriamente dita com ventos que podem passar dos 100 km/h.
Invariavelmente as tempestades ou levantamento de poeira interferem na visibilidade em maior ou menor grau. Quando a visibilidade se reduz para 1,5 km a 10 km diz-se que há formação de poeira, e quando esta é reduzida a menos de 1,5 km diz-se que há formação de poeira densa ou tempestade.
Quando a umidade do ar atinge um patamar muito baixo em regiões que já possuem clima seco e, por isso tem o solo coberto por uma camada arenosa, ocorre a suspensão de partículas do solo que podem ser transportadas a quilômetros de distância pelos ventos. Quando há apenas queda da umidade relativa do ar, mas existe estabilidade, a poeira tende a permanecer perto do solo.
Mas, quando existe grande instabilidade ocorre o levante da massa de poeira podendo ocorrer de duas formas: sem a presença de ventos horizontais significativos: assim, a poeira simplesmente sobe e espalha-se, formando uma camada parecida com névoa e que pode encobrir totalmente o sol; ou, podem ocorrer ventos fortes que carregam a poeira ocasionando as tempestades. Quando isso ocorre, a poeira, ou areia, forma uma espécie de muralha que vai avançando levada pelos ventos.
Depois que ocorre a tempestade ou levante de poeira, esta se deposita. Mas, pode ocorrer também a precipitação da poeira devido, simplesmente, ao cessar do vento. Quando acontece desta forma, a poeira simplesmente cai depositando toneladas de poeira, ou areia.
Como sobreviver a uma tempestade de areia
As tempestades de areia estão entre os fenômenos mais violentos e imprevisíveis da natureza. Ventos altos levantam as partículas de areia no ar, criando uma nuvem de grãos sufocante, reduzindo a visibilidade a zero em questão de segundos.Quase todas as tempestades de areia podem causar ferimentos, danos a propriedade ou morte, e apesar de serem normalmente associadas com os desertos do Saara ou Gobi, elas podem ocorrer em qualquer região árida ou semi-árida. Não importa onde você viva, é uma boa idéia saber o que fazer se ver uma nuvem de areia correndo em sua direção.
A tempestade de areia da China
A Academia de Ciências da China calcula que o número de tempestades de areia aumentou em seis vezes nos últimos cinquenta anos, para 24 por ano.Em 2006, uma tempestade de areia na China jogou cerca de 300 mil toneladas de areia na capital do país.Muitas áreas no noroeste da China enfrentam tempestades de areia durante a primavera, mas o fenômeno vem sendo agravado por fatores como desertificação e elevação de temperaturas.
A situação é particularmente grave na China, onde violentas rajadas fazem as areias avançarem cerca de 3 mil quilômetros quadrados por ano, ameaçando soterrar 24 mil pequenas cidades e 30 mil quilômetros de rodovias nas próximas décadas.
As tempestades de Gobi são especialmente afetadas por agregar elementos poluentes das áreas industrializadas e populosas que atravessam.
A tempestade vinda de Gobi em abril de 1988 percorreu milhares de quilômetros, carregando finos sedimentos de areia e da área industrial chinesa, atravessando o Oceano Pacífico até atingir 25% da América do Norte (Canadá e EUA). O fenômeno foi registrado novamente em 2001, desta feita com o acompanhamento por satélites pela NASA
Esta tempestade, em abril de 2001, teve sua origem identificada na Sibéria, os ventos carregaram partículas dos desertos de Gobi e de Taklamakan, na China, formando uma nuvem com mais de 2000 km de extensão. Esta nuvem tomou a cidade de Baicheng, e depois cobriu o Japão e Coreia do Norte, chegando enfim à América, indo do Alasca até a Flórida, trazendo areia e contaminantes.
Antes e depois da tempestade, 30 minutos após a tempestade
Riscos para a Saúde de tempestades de poeira
Tempestades de poeira têm um grande impacto sobre a saúde, especialmente para aqueles que têm problemas respiratórios. Atuais níveis de poeira exceda os limites aceitáveis e as autoridades de saúde aconselham o as pessoas a ficar em casa até que ele resolve. Poeira irrita os olhos e a garganta e deixa um gosto metálico desagradável na boca.Existem diferentes tamanhos de partículas de pó. As partículas mais grosseiras afetam a boca, garganta e nariz, mas não podem ser inalados. Partículas finas e muito finas podem ser inaladas e entrar nos pulmões e das vias respiratórias, o que é um risco para a saúde. Você pode comprar máscaras médicas grau que irá protegê-lo de partículas mais finas.
As pessoas que têm condições de saúde pré-existentes, como asma, enfisema ou bronquite precisam tomar precauções. Uma tempestade de areia pode causar dificuldades respiratórias, asma e agravar problemas cardiovasculares. Mulheres grávidas, crianças, idosos, diabéticos e aqueles com condições pré-existentes respiratórias estão sendo aconselhados a ficarem em ambientes fechados.
Desertos da China
Na China encontramos 6 áreas desérticas:
- Deserto de Badain Jaran
- Deserto de Hami
- Deserto de Dzoosotoyn Elisen
- Deserto de Gobi
- Taklamakan
- Deserto de Tengger
![]() |
| Deserto de Gobi |






Nenhum comentário:
Postar um comentário