Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Japão vai voltar a caçar baleias no Ártico

Divulgacão: Planeta Sustentável | José Eduardo Mendonça - 22/04/2014 às 07:39

País continua afirmando que se trata de “pesquisa científica”

Foto reprodução
Em uma medida que deverá despertar mais críticas em todo o mundo, o Japão anunciou na sexta-feira passada a retomada de sua controversa pesquisa com a pesca da baleia no Oceano Sul no ano que vem, com um programa que eliminaria objeções recentemente levantadas pelo Tribunal Internacional de Haia.

O ministro da agricultura japonês, Yoshimasa Hayashi, disse que o país submeteria até o final do ano um plano de pesquisa à Comissão Internacional da Pesca da Baleia, o que permitiria reiniciar a caça no Ártico.

O Japão cancelou a pesca este mês. O tribunal questionou se o programa tratava mesmo de pesquisa, apontando que produzira muito pouco resultado científico. Ele já dura 26 anos, sob o argumento de monitorar a recuperação de populações no Oceano Sul, mas os oponentes dizem se tratar de uma cobertura para a continuação de uma atividade comercial.

A decisão anunciada pelo governo japonês derruba as previsões de analistas políticos segundo os quais o país poderia usar a determinação do tribunal como pretexto para eliminar um programa que se tornou um embaraço diplomático, além de ter pouco apoio da população.

Numa tentativa de legitimar as intenções do Japão, Hayashi disse que convidaria “cientistas importantes japoneses e do exterior” para ajudar a desenhar um novo plano de pesquisa.

A decisão do tribunal não cobre outros dois programas de pesca de baleias: uma caça “científica” em águas costeiras e no noroeste do Pacífico, e um programa menor ao longo da costa, não sujeitos à proibição internacional, informa The Age.


Foto: Isaac Kohane / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário