Páginas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Fuel Cell Concept Vehicle carro da Toyota




Fuel Cell Concept Vehicle carro da Toyota em exposição no 

Tokyo Motor Show em novembro passado (foto reprodução)

Foto reprodução



A Toyota anuncia que o lançamento do seu primeiro carro movido a hidrogênio ocorrerá em 2015, em um primeira etapa destinado ao mercado da Califórnia - Estado norte-americano com a legislação mais rigorosa sobre emissões de poluentes.

Denominado de Toyota FCV (fuel cell vehicle), o carro terá autonomia de aproximadamente 500 quilômetros, podendo ser recarregado com hidrogênio gaseificado em três minutos nos postos específicos que estão sendo criados em conjunto pela Toyota e o governo californiano.

O objetivo da empresa é dispor de 20 postos de abastecimento de hidrogênio até o final de 2014, os quais somarão 30 no total, já que já existem 10 em funcionamento. A longo prazo a Toyota quer 100 postos de hidrogênio na Califórnia, permitindo aos consumidores do Toyota FCV ter um posto a menos de 6 minutos de casa.

A Toyota foi a primeira montadora do mundo a comercializar veículos híbridos que funcionam com a combinação de motores elétricos e motores de combustão. Agora, é uma das muitas empresas que estão se concentrando em fazer uso prático do conceito FCV.

No Japão, as linhas de produção da fábrica de Motomachi da Toyota na cidade de Toyota, Aichi Prefecture, já estão se preparando para fabricar comercialmente os sedans para iniciar as vendas entre dezembro deste ano e janeiro de 2015. Toyota disse que prevê uma produção estimada de 100 carros por mês.

Mas as vendas de novos sedans FCV da empresa provavelmente será determinada pela extensão do apoio do governo para o uso dos novos veículos.

Embora os veículos estejam sendo planejados para serem vendidos principalmente em áreas urbanas, onde postos de hidrogênio estarão disponíveis.
Atualmente o número atual de estações de abastecimento em operação é demasiadamente baixo para facilitar a utilização prática do FCVS.

Altos custos abrandaram a construção destes postos de abastecimento, que são em sua maioria executados por empresas de petróleo.

Como estes postos estão longe de ser o suficiente, o governo vai cobrir parte da construção para fazer um total de 100 estações disponíveis até 2015. Ainda não está claro
se essa meta é superável..
O preço dos novos sedans eco-friendly da Toyota, deverá ser inferior a 10 milhões de ienes (97.360 dólares americanos), podendo também limitar as vendas. No entanto, o governo planeja fornever aos compradoresdo FCV prêmios com subsídios que cobrem dois terços da diferença de preço com carros convencionais, similares aos subsídios concedidos aos usuários do plug-in de veículos híbridos e veículos elétricos.

Um funcionário Toyota disse: "Queremos eventualmente reduzir o custo out-of-pocket para cerca de 5 milhões de ienes."

(Este artigo foi escrito por So Ouchi e Shigeo Ohata.) 
The Shimbun ASAHI



Nenhum comentário:

Postar um comentário