Divulgando: Revista Alternativa
Tóquio - 1 de Maio de 2012
Um dos vilões dessa alta foi a saída acanhada do Banco Central na sua política de flexibilização monetária
Tóquio - 1 de Maio de 2012
Um dos vilões dessa alta foi a saída acanhada do Banco Central na sua política de flexibilização monetária
Depois de se acalmar no patamar de 80 iens/dólar durante dois meses, a moeda japonesa voltou a subir. Em três dias consecutivos, ela começou sendo negociada a 79 iens/dólar na Bolsa de Nova Iorque.
Um dos vilões dessa alta foi a saída acanhada do Banco Central na sua política de flexibilização monetária, no dia 27, comprando títulos da dívida pública a níveis já esperados pelo mercado. Os investidores entenderam que a dose não aliviará as pressões de alta sobre o iene.
Outro ingrediente desfavorável ao câmbio japonês foi a divulgação do crescimento de apenas 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) americano relativo ao primeiro trimestre, desapontando previsões pouco maiores.
Sem contar ainda que o aumento dos gastos dos consumidores americanos em março foi de 0,3% em relação ao mês anterior, ficando abaixo da expectativa (0,4%).
Os episódios alertam que a recuperação americana ainda continua patinando, levando especuladores a desconfiarem de outra rodada de relaxamento monetário, com mais injeção de liquidez no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário