NHK World News | Atualizado às 22:07, 13 de novembro (Hora do Japão)
![]() |
| Foto: Reprodução |
Noda falava perante um Comitê Orçamentário da Câmara Baixa na segunda-feira, quando reconheceu ter dito, em agosto, que buscaria a aprovação dos eleitores em breve.
No domingo, Noda disse ao secretário-geral do Partido Democrata, Azuma Koshiishi, que considera dissolver a Câmara Baixa. Ele havia prometido aos partidos de oposição que convocaria uma eleição depois que projetos de lei importantes fossem aprovados. A aprovação desses projetos agora é iminente.
No entanto, o secretário-geral deseja que as eleições ocorram o mais tarde possível. Disse que o primeiro-ministro correria o risco de criar um vácuo político.
Muitos membros do partido concordam e apontam para os níveis de aprovação em queda de Noda. Eles também fazem referências a uma decisão da Suprema Corte de que o sistema eleitoral deve ser reformado antes das próximas eleições gerais. O Parlamento ainda precisa aprovar essas reformas.
No entanto, alguns democratas dão apoio a Noda. Dizem que o partido vai precisar de apoio tanto do Partido Liberal Democrático como do Komei depois das eleições. Contudo, eles também alertam para o fato de que os partidos de oposição podem apresentar uma moção de não confiança contra o gabinete de Noda caso ele não cumpra a sua promessa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário